quinta-feira, 31 de maio de 2012

#Resenha - Fuga de Sobibor, de Richard Rashke



Depois de várias semanas sem ler nada, me deparo com uma obra instigante, cruel e quase inverossímil. Fuga de Sobibor, como o próprio nome já diz, foi a maior fuga de um campo de judeus. Centenas de judeus se rebelaram no campo de Sobibor, contrariando toda a história que dizia que os judeus não reagiram. Muitos não reagiram, é verdade, mas os que o fizeram morreram tentando ou conseguiram escapar, mas foram muito poucos.

Histórias como as de Shlomo, Toivi, Selma e Chaim e Sasha, além de muitos outros, nos fazem refletir e pensar: "e se eu estivesse no lugar deles? Será que sobreviveria?" Hoje é muito fácil pensar que se os judeus tivessem se rebelado contra os alemães não haveria holocausto. Mas e o medo? E o pânico de ser colocado junto a várias centenas de pessoas num vagão que cabe um terço daquilo e que muitas pessoas chegavam mortas e em estado de decomposição? E o desespero das mães que queriam que seus filhos vivessem, das famílias que queriam se manter unidas e do desejo pessoal e individual da vida? Todos tinham esse desejo e, mentalmente, caminhavam para a morte na esperança de viver, agarravam-se a uma esperança doentia de que os alemães não podiam ser tão cruéis e que eles iriam apenas tomar um banho.

O livro traz a vida no campo, desde a chegada dos sobreviventes até a saída dos mesmos. Mesmo com as dificuldades e mesmo com a vontade sobrenatural de viver, muitos deles se perguntaram, após a fuga, o motivo pelo qual fugiram, porque eles se sentiam mortos, junto com suas famílias. A ganância dos poloneses irritou-me muitas vezes, e senti raiva de como os seres humanos entregavam os judeus como se fossem um pedaço de bife, em troca de ouro e comida.

E fica a pergunta no ar... Será que hoje em dia, com toda a tecnologia e rapidez de informação, o governo se omitiria e fingiria que nada acontece? Será que haveria espaço na nossa sociedade para um novo holocausto? Eu acredito que sim, porque não é apenas do século passado que esse ódio aos judeus existe. Vem desde a crucificação de Jesus, em que judeus deram a ordem para tal. E se o antissemitismo ainda existe, ele poderá, em algum momento de crise, aparecer novamente.

Sempre disse que Hitler foi um gênio, e reitero. Se ele tivesse usado sua capacidade para o bem, acho que ganharia o prêmio Nobel. Não se pode dizer que por ele ter sido um assassino maluco ele não tenha sido um estrategista de primeira. O fato é que parece que ninguém se importava com o genocídio simplesmente porque eram judeus. E se fossem católicos sendo assassinados, haveria holocausto? Acredito que até poderia haver, mas em menor escala, porque 6 milhões de católicos morrendo sem que os governos fizessem alguma coisa me parece inconcebível e muito fora da realidade.


Obs: os três momentos de raiva na leitura: raiva dos judeus, por não reagirem, raiva dos alemães, por serem uns imbecis, e raiva do governo e da sociedade, por serem um bando de incompetentes.

Recomendo a leitura, tem algumas fotos dos sobreviventes e relatos do próprio escritor quando começou o projeto do livro. Deparamos-nos com o sobrevivente ali, revivendo os dias de sangue e morte para o escritor. É um livro muito bom e chocante.

4 estrelas!


Esse livro faz parte do desafio literário 2012, com o tema de livros baseados em fatos históricos, ou algo assim xD

P.S 2: YAY! Tirei as teias de aranha do blog \o/

5 comentários:

  1. Olá Mione, que bom que você voltou, já estava com saudades das suas resenhas.
    Beijos e bom retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera, obrigada pelo comentário, fiquei feliz de saber que tem gente que gosta do que eu escrevo ^^

      Beijo!!

      Excluir
  2. Assisti à minissérie homônima quando era criança. Fiquei muito impressionada e tocada. Não sabia que existia o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem minissérie? Eu sabia que tinha o filme, que até nessa edição eles comentam que foi um grande sucesso.
      Vou procurar, mas a cada página eu me sentia mais parte daquilo, é muito emocionante e horrível ao mesmo tempo.

      Excluir
  3. Mione
    conheci o seu blog através do blog "As tertúlias" e fiquei feliz por conhecê-lo. Parabéns! Adorei e, com certeza, voltarei sempre.
    Quero convidá-la a conhecer o romance que estou escrevendo em tempo real: "De foro íntimo" Ele se encontra no www.manualdoinseguro.blogspot.com. Ficarei imensamente feliz com a sua visita.
    bjs

    ResponderExcluir