sexta-feira, 13 de julho de 2012

#Resenha - Contos de Fantasmas, de Daniel Defoe


Contos de fantasmas é um livro muito simples em muito rápido de ler, porém, na contemporaneidade, é difícil se assustar ou até mesmo crer que as histórias são verídicas, de tão inverossímeis que se apresentam. Defoe é muito incisivo em suas alegações de que se tratam de histórias verdadeiras, e acho que no século XVII isso até poderia cair bem, pois a crença na igreja e nos espírítos era bastante forte. Em parte, o livro talvez tenha feito sucesso por causa da crença, e das muitas histórias aonde o diabo é, quase sempre, um dos personagens principais.
As histórias são diversas, mas há aquelas que são mais fracas, como a história dos irmãos que duelam para disputar a mulher que ambos cortejam. Essa foi talvez a mais chata e mais sem sal do livro. A última, mais compridinha e que tem um tom mais jocoso, é a mais divertida do livro, que conta a história de um mágico charlatão que, num caso específico, atende uma menina que quer casar com o homem que a engravidou.
Tirando a inverossimilhança das histórias e partindo da minha própria descrença, talvez o livro não tenha me caído muito bem, mas é uma leitura boa de fazer, coisa de um dia, e pra passar o tempo em um dia frio de inverno pode ser uma boa pedida. Defoe soube como conduzir as histórias frisando serem verdadeiras, e isso faz com que fique mais fácil do leitor crente acreditar, de fato, que se trata de história real. Pra mim, foi uma leitura agradável, sem nenhum susto, nenhum medo e uma ótima oportunidade pra conhecer o trabalho de Defoe além de Robinson Crusoé, que ainda não tive a oportunidade de ler.

Darei 3 estrelas pra esse livro :)

P.S: A versão da L&PM Pocket é muito bem feitinha, recomendo!

Esse post faz parte do Desafio Literário (estou adiantando a leitura). E marca o meu retorno pra literatura também, porque eu posso passar um bom tempo sem ler livros, mas eles sempre me recebem muito bem.

2 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar do livro mas não sei se me animo. Gosto de histórias de terror, mas acho difícil encontrar um bom livro no estilo...
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Já li dois livros dele, e quero ler esse também!
    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir