terça-feira, 8 de novembro de 2011

#Skoob e #Filmow

Acho que todos os apaixonados por livros e filmes já devem conhecer essas duas redes sociais, mas como sempre tem alguém que fica de fora e que porventura talvez não conheça, decidi falar um pouco sobre eles.


O Skoob é uma plataforma virtual onde você deixa seus livros do jeito que sonhou: bem organizadinhos e sem nenhum arranhão. Para aqueles que gostam de manter uma visualização mais limpa de sua coleção, para achar livros e pessoas interessantes para trocar idéias (inclusive livros, se preferir) não importa: o skoob oferece todas essas facilidades.
Prós: Bom para conhecer gente que gosta do mesmo tipo de literatura que você, além de ter um controle de quantos livros você já leu e quantos livros pretende ler. Existe a ferramenta "Emprestado" que também mantém organizado todos os livros que não estão com você, mas que você sabe que estão por aí, com amigos, família etc.
Contras: As pessoas às vezes podem ser metidas a pseudo cults formadores de opinião, e fazer uma resenha negativa por lá pode custar alguma dor de cabeça. Formentar o debate é uma coisa, levar a crítica ao patamar de "xingamento de mãe" é outro bem diferente. 
Outra coisa ruim é você ler as resenhas antes de ler o livro. Tem sempre um empolgadinho que adora falar da trama inteira, mas isso em tudo que é tipo de blog tem. É só saber selecionar.


Bem, passando agora para o Filmow.
O filmow é uma rede social voltada para os amantes do cinema. Da mesma forma que o Skoob, ele mantém todos os filmes que você já viu numa espécie de estante. Além disso, logo abaixo, pode-se adicionar filmes que você quer ver, filmes que não quer ver de jeito nenhum e seus favoritos, além de poder favoritar seus famosos preferidos, como diretores, atores, produtores, enfim. A plataforma é super organizada, tem espaço pra perfil, recados e fotos (o skoob só não disponibiliza pra foto). Conhecer pessoas legais também é uma opção, já que o filmow tem uma barrinha de compatibilidade (como o Skoob).
Prós: lembrar de filmes que fizeram parte da infância, organizar tudo o que você já viu, todos os filmes legais, e conhecer filmes que você não fazia ideia que existia, mas que incrivelmente recebeu 4 estrelas e meia (é uma média bem alta por lá). Aliás, tem vários curtas bacanas lá também, é só saber garimpar.
Outra coisa legal é a ferramenta [spoiler][/spoiler], em que você pode comentar trechos do filme sem comprometer partes para as pessoas que ainda não viram.
Contras: As pessoas podem ser bem mais psicopatas no filmow do que no skoob, já que agora existe a opção gostei ou não gostei e comentários para seus comentários. Tem gente que leva bem a sério as críticas negativas e elevam a discussão pra uma briga sem fundamento, normalmente chamando você de pseudo cult. 
Muitas vezes, também, a ferramente spoiler nem passa pela cabeça das pessoas, e aí a recomendação que fica é: NUNCA leia os comentários antes de ver o filme. Você sempre encontrará um empolgadinho, fato.

Dependendo do grau de compatibilidade das pessoas, normalmente alguém organiza um encontro. Em porto Alegre de vez em quando acontecem encontros esporádicos, e acredito que em outras capitais também, é só se informar! No skoob tem o fórum que tem a opção de marcar, mas no filmow é na base do boca-a-boca, ou recado-recado.

Bem gente, é isso!
Espero ver vocês por lá :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário