terça-feira, 13 de março de 2012

#Resenha - Antígona, de Sófocles






 Uma mulher reivindicando seus direitos em prol do seu irmão. 
Antígona vs Creonte. Deuses vs Humanos.


Nesta, que é uma das mais famosas tragédias gregas eternizada por Sófocles, vemos um texto que, longe de intimidar, faz com que seja uma leitura prazerosa e muito fluida.
Antígona é fruto do casamento incestuoso de Édipo e Jocasta que, indo contra toda a tirania e as leis humanas da época, munida de uma argumentação arrebatadora, exige que seu irmão Policides seja enterrado da mesma forma que Etéocles.
Tio sóf!
Os ritos sagrados para com os corpos sepultados era uma regra concretizada pelas leis divinas, e com esse argumento, Antígona decorre sobre como Creonte, o homem que tinha o poder nas mãos, estava indo contra essas regras, criando éditos que impediam esses ritos. 
Como toda a tragédia grega, fica claro que, com uma premissa dessas, jorra sangue pelas páginas. Mas o modo como Antígona argumenta e rebate todas as argumentações de Creonte é sensacional. Diria que é uma aula de Direito Antigo, onde as leis divinas predominavam e Antígona só estava tentando se valer desse direito para seu irmão. 
É uma ótima leitura, apesar de não ser grande fã das tragédias gregas, nem de peças, para ser sincera. Escrito em 442 a.C, esse livro continua sendo um referencial importante para o teatro e para a literatura, atravessando os anos sem perder o valor. E é fantástico que um livro tão antigo esteja em nossas mãos hoje. Diria que é uma honra ter lido Sófocles.

3 estrelas
 

P.S Esse livro faz parte da "Trilogia Tebana". Apesar de ser a primeira peça escrita, na verdade ela é a última, seguida de "Édipo Rei" e "Édipo em Colono". Ainda lerei esses outros dois.

P.S - Para ler o livro, e outros tão antigos quanto (Platão, Eurípedes, Ésquilo etc.) clique aqui. Achei esse usuário por acaso. Tem vários títulos interessantes reunidos.


Essa postagem faz parte do projeto 501 grandes escritores :) 

9 comentários:

  1. Interessante! Não sabia que tinha essa "continuação" de Édipo Rei (o pai é o Édipo, certo?), adoro essa história. Acho macabramente hilária, sério. Não sei se terei alguma paciência para ler este, não consigo gostar de Direito de jeito nenhum, ainda mais de Direito Antigo. Mas é bom saber da existência dessa peça, posso precisar algum dia para o teatro...

    E eu juro que eu li o título como antigona, sabe, sem o acento? Algo muito antigo, tipo os contos de Sófocles XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, o Édipo é o mesmo, ele vira rei por casar com a mãe só. O nome do pai dele era Laio :P

      Eu também achei que não teria paciência, mas a experiência valeu :)

      antigona auishasuhasih pois é, maldito acento! O nome dela era Antígone pelo que eu vi, não sei porque diabos colocaram "a"
      -.-

      Excluir
    2. Não, eu sei que Édipo é o filho e Laio era o pai. Perguntei se a Antígona era filha dele com a mãe.
      Enfim, adivinha o que eu vi no globo news? Peça da antigona (vou chamá-la assim agora) aqui no Rio! haha acho que vou ver!

      Excluir
    3. Ahh, entendi. Sim, ela é filha dele com a mãe... ela, o policides e o Etéocles.. Tem mais um eu acho, mas não me lembro D:

      Sério? Que legal xD
      Vê e faz uma resenha *-*

      Excluir
    4. HAHAHAHAH! Rachei com o antigona! Vou adotar esse nome pra ela também! Afinal, ela é antigona mesmo! ^_~

      Excluir
  2. Nossa, tá aí uma obra que eu nunca pensei em ler. Assistir talvez, ler não...
    Mas legal sua iniciativa, os clássicos sempre ajudam no desenvolvimento de nossas leituras futuras :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só li pela curiosidade mesmo, já que não conhecia a história. Mas dá uma preguiça de ler o Édipo xD

      Excluir
  3. Acho que não tenho paciência para leitura antigona! MAs honestamente nunca tentei... Que preconceito!
    Visitei seu outro Blog hoje, ví que você não atualiza há um ano! Espero que tenha largado o direito. Ou começado a amar! ^_~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da leitura antigona também né... Voltaire, por exemplo, é muito bom (tudo bem que antígona tem mais de 2000 anos, mas né xD)
      Uau, sério? Achava que ninguém entrava mais lá hahaha
      Nem lembro que que eu postei por último xD

      Excluir