sexta-feira, 30 de março de 2012

#Resenha - Precisamos falar sobre o Kevin, de Lionel Shriver


Ok, desculpe-me por começar assim, mas estou realmente puta da cara.
O livro conta a história de uma família: Os Khatchadourian. Quer dizer, a mulher tem esse sobrenome, mas isso não vem ao caso no momento.
Comecei tendo muitas expectativas como Millenium, que li comentários bons e gostei. Esse aqui foi uma completa decepção e eu quero me livrar urgentemente dele. É um ultraje tê-lo na minha estante e olhá-lo ali, junto com tantas obras boas. Até a capa dele é feia, odeio capa de filme em livro. A capa original é bem mais legal.
A Narrativa de Lionel Shriver é cansativa, monótona e parada. Muitas vezes eu me via bocejando e extremamente sonolenta lendo o livro, chegando muitas vezes a dormir. O fato é que ela tinha uma história bem interessante nas mãos, e deixou-a tão extensa que me deu um desânimo de terminar, e pensei, muitas vezes, em abandonar a leitura. Sou teimosa e consegui acabar.
Sim, fiz essa mesma cara.
Lionel é uma mulher!
A obra teve quatro momentos pra mim, a saber: no primeiro momento, tive muita raiva de Eva K; no segundo, tive raiva de Franklin, marido e pai de Kevin, e pena da Eva; no terceiro momento, tive raiva de de Kevin e de Franklin, e continuei tendo pena de Eva, e, por último, e não menos importante, acabei o livro sentindo um vazio sem explicação. Queria que todos se ferrassem e que a história acabasse de uma vez, porque descobri, desde a página 200, como essa porcaria acabava. Shriver é óbvia demais e seus pensamentos se perdem numa falácia sem precedentes. Foi um verdadeiro inferno ler esse livro. Li resenhas ótimas a respeito, dizendo que o desfecho era sensacional e era um dos melhores livros que tinham lido na vida. Bem, eu não recomendo nem pro meu pior inimigo. Cheguei muitas vezes a associar a leitura com “O filho eterno”, de Tezza, mas os prsonagens aqui são tão mais odiosos que me deu vontade de jogar o livro pela janela. Eu fiquei duas semanas lendo o livro! DUAS SEMANAS.

Darei duas estrelas pela minha determinação em não o abandonar e porque, em algum momento (muito curto, diga-se de passagem), eu simpatizei com alguma passagem, como quando Kevin retalha a sociedade e como Eva age em alguns momentos.


P.S: O livro foi o vencedor do prêmio Orange de 2005 e, diz na contra-capa, que alçou a escritora ao status de fenômeno literário. Bem, pra mim alçou o status de “esquecido nas profundezas intransponíveis da minha estante”.

P.S O livro também ganhou uma adaptação para o cinema, e até aí eu fui crítica. A descrição de Franklin é que ele é atlético, loiro e muito atraente. Só se for depois do desabamento de um prédio, amigo.
Mas mesmo imaginando Eva diferente, acredito que escolheram bem, e o Kevin foi a melhor escolha, com certeza. Vou ver só pelas atuações dos dois.

 Esse livro é meu último livro do Desafio Literário para o mês de março! Quase não deu!

7 comentários:

  1. Nossa, primeira crítica negativa que vejo sobre essa história! Mas o enredo continua a me interessar muito, e pelo jeito o problema foi "só" o desenvolvimento. Isso a gente supera XP Agora eu quero mesmo ler!!

    Haha, achei engraçado vc falando qto tempo demorou para ler o livro. Pelo numero de paginas eu talvez demorasse isso mesmo, lendo normalmente...sou lerda mesmo.

    PS: Se você não quiser o livro na sua estante... Aceito doações XDD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acho que são poucos os que falam mal mesmo xD
      Mas pra ti ter uma noção, o número de abandonos no skoob é gigantesco!

      Eu fiz o escândalo da demora porque millenium tem mais páginas e demorei metade do tempo xD
      Não teria nenhum problema em ler nesse tempo, se intercalasse leituras, mas só consigo ler um por vez :(

      iauhsaihasiha
      já solicitaram ele no skoob, foi mal D:

      Excluir
    2. Ahhhh, que pena! T-T
      E eu nem tinha percebido o número de abandonos! É bastante mesmo.
      Passa o link do seu skoob, pra eu te adicionar! \o/

      Excluir
  2. ahhhh eu gosto do Tezza! Ele foi meu professor na faculdade hahahahahaha

    Nossa mas que coisa! Eu JURAVA que o livro era bom... fiquei tão decepcionada quanto você, eu acho...rs
    Mas ainda tô com uma pontinha de curiosidade de ler... aff como eu sou teimosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aishauisahi ah, ele deve ser um cara gente fina, mas não gostei do livro não xD

      mas ah, nem vai por mim, acho que esse livro é 8 ou 80... ou tu ama ou tu odeia, que nem o filme "onde os fracos não tê vez"... Nos dois eu odiei, mas tem muita gente que tem adoração... é tudo questão de gosto mesmo, no fim das contas xD

      Excluir
  3. Puxa, esse foi um dos livros que eu mais gostei de ler nos últimos tempos, ele realmente me marcou. Mas entendo os seus motivos para não ter gostado, como você disse, é um livro 8 ou 80.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também entendo o motivo de quem gostou ter gostado.
      Mas pena que não me marcou também, e o fato de não haver resenhas negativas sobre ele é que muita gente abandona no meio do caminho hehehe

      beijo, obrigada pela visita e comentário =]

      Excluir