terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

#Desabafo


Há muito que venho percebendo que certas pessoas criam um blog por puro status. De 10 blogs que vejo, pelo menos 5 têm uma promoção de kit de livros ou uma parceria com editoras. Os vídeos no Youtube com “na minha caixinha de correio” são sempre os mesmos e frustram por não apresentarem conteúdo nenhum.
Não digo que os blogs estejam proibidos de terem parcerias ou fazerem vídeos, mas parece que o foco se perdeu em muitos casos. Vejo resenhas (ou a falta delas) com um conteúdo muito raso e promoções, promoções e promoções para compensar. O que isso ocasiona? Analfabetos funcionais. Um monte deles. Eu sinceramente prefiro ter leitores selecionados que apreciam o que escrevo do que ter “leitor” babando por um kit promocional. Mais uma vez, não generalizo, mas foi uma observação que fiz nesse curto período na blogosfera que me fez desanimar um pouco.
Conheço alguns blogs que, mesmo com parceria, não perderam a qualidade da crítica, mas digo que em grande parte, os blogs perderam o rumo. Apelam para o visual, para cores chamativas, efeitos bonitinhos, mas acho que um blog literário é feito de TEXTO. Se não tem texto pra apresentar, não é literário, e isso prejudica os blogs de qualidade que realmente tem conteúdo. Ou vai dizer que depois de 30 blogs desses, não dá um desânimo de achar os blogs bons?
O que as pessoas não enxergam é que seguidor é conseqüência. Se teu conteúdo é bom, terá seguidores bons. Da mesma forma que se tu tiver promoção, terá seguidores oportunistas e que só aparecem pra comentar que divulgaram o blog, pra chamar mais seguidores que se interessem pelo kit e assim, cria-se um ciclo vicioso.


Bom, esse é um post pra desabafar mesmo, e queria a opinião dos leitores do Gato Preto. Vocês concordam? Fiquem à vontade para opinar.

13 comentários:

  1. Concordo plenamente! Muito bem desabafado!
    GK

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com tudo o que vc disse e mais um pouco. Dá até canseira de blogs literários às vezes. Tem muitos, mas muitos mesmo, que fazem resenhas rasas e só os posts de promoções são bem cuidados. O que mais me frustra é que esses sites ganham um monte de comentários em seus fracos textos, por vezes mal feitos - vê-se que muitos não passam de uma sinopse um tanto maior - e montes de seguidores. Sei que estes são oportunistas e só entram para ganhar as promoções (eu mesma já segui alguns sites só por causa delas), mas fica chato ver isso.

    Alguns vlogs também andam muito repetitivos. Só caixa de correio, como se eu quisesse saber o que as editoras estão distribuindo. Mesmo que o vlog esteja atrelado a um blog, é muito chato. Se ao menos tivesse algo interessante nesses vídeos...

    Enfim, acabei desabafando um pouco aqui também XD Conhece o blog "Vergonha Literária"? Uma pequena amostra desses blogs oportunistas aparece lá.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! isso me dá uma agonia... Ver tantas promoções e nada de texto.

      e Vlog também a mesma coisa... São poucos os que são bons mesmo.

      Obrigada pela dica, vou dar uma olhada no blog :D
      beijo!

      Excluir
  3. Oi Mione, desculpe ter esquecido de mencioná-la no posto dos selinhos!! Eu juro que quando fui fazer fiquei na dúvida, achando que tinha esquecido alguém, aí acabei sem colocá-la. Por favor, não fique chateada!
    Quanto ao seu texto, concordo 100% com ele. Eu já havia notado isso antes e na verdade não tenho paciência para seguir muitos blogs literários. É impressionante como, às vezes, quando abro meu reader, tem a resenha do mesmo livro em 10 blogs diferentes. E todas elas dizem basicamente a mesma coisa!
    É por isso que eu não gosto de considerar o meui blog apenas literário e nem jamais irei aceitar parceria de ninguém! (aliás, eu nem tenho seguidores para isso). Eu até gosto de ler algunns lançamentos, mas gosto eu mesma de programar minhas leituras, não quero ninguém me dizendo o que ler ou como pensar!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Rafaela, acontece :)

      Ah, eu até sigo porque tem uns muito legais, e que regularmente eu acesso... No desafio literário, inclusive, achei uns bem legais.

      Quanto a lançamentos, às vezes a gente lê resenhas boas sobre o mesmo livro e isso atiça a vontade de ler... Mas quanto a ser conduzida para os lançamentos ou ser forçada a ler por conta de editoras que querem que tu fale bem eu acho horrível!

      beijo!

      Excluir
  4. Mione, aprovado hahaha

    Geralmente quando vem um comentário do tipo " me segue que eu te sigo" eu apago e nem entro no blog. E quando entro, vejo que essa pessoa tem 40 mil seguidores. E percebo que todos os que estão alí, estão mais interessados no próprio status do que no dizer. Querem ser populares, e só pensam no que escrevem e no próprio blog.
    Quando eu fi meu blog, fiz para mim sim. Coloco o que quero e ponto. Não fico caçando amigose outros blogs. Por vezes aparecem blogs legais, que tem mais a minha cara, como foi o caso desse blog, aí eu paro, sigo, e comento.
    Deixem os outros com as promoções, eu fico com o conhecimento e com a emoção :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, detesto!
      Tem até tópico no skoob sobre isso "siga o blog de cima" ou "comente o blog acima"... É deprimente.

      Ah, que bom que o meu blog está na tua lista de "legais" hehehe... eu penso que, tendo um conteúdo bacana, e sendo bem escrito, acho que atrai leitores verdadeiramente interessados sabe, como disse no post... E o que eu odeio também é quando a pessoa faz um resumo do livro, conta tudo e faz um comentário de uma linha dizendo "ah, gostei de ler"
      Ninguém merece!

      Excluir
  5. Acho que o pessoal quer os livros de graça das editoras. Pronto, rs.
    Eu conheço um rapaz que me chamou pra fazer um blog literário com ele, e foi um desastre, pois a criatura só se interessava em arranjar livros, ao invés de escrever sobre os que já leu.
    Ele já esbarrou em mim três vezes, e nessas três eu estava lendo Fernando Pessoa, na outra Erico Verissimo e recentemente Pedro Bandeira, o rapaz simplesmente fez cara de nojo e saiu.
    Não sei se é neurose minha, mas parece que toda essa gente (a maioria tem 14 anos, leu crepúsculo e quer ficar no topo da atualização literária) só quer ganhar livros e mais nada, além de ignorar os clássicos.
    Eu fico assustada com essa geração Nicholas Sparks, Stephenie Meyer, Meg Cabot. Parecem que eles só sabem ler isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, eu não tenho nada quanto ao ler as "modas" literárias. Mas é difícil perceber que tem gente que lê só isso. Quando se gosta de livros, se gosta de tudo. E como vc pode se considerar um leitor sem ao menos conhecer um clássico? Gosto de livros tontinhos, assim como gosto de filmes bobinhos. Mas passar a vida nem assistir um Almodóvar ou um Lars von Trier, é não conhecer o cinema. Assim como nunca ler um clássico, é viver na profunda ignorância de uma moda, que passa.

      Excluir
    2. Também não tenho nada contra as modas, é uma forma de incentivar os adolescentes a tocar num livro. Mas concordo com a Karla, passar a vida sem ler clássicos é viver na completa ignorância, mesmo, porque aí se torna uma literatura vazia.
      Muitas vezes as criaturas recebem tantos livros das editoras que não tem tempo de ler e fazem resenhas medíocres.
      E outra coisa que me irrita é o fato do português nos blogs, que não sofrem nem o mínimo de revisão. É triste D:
      Quanto ao cinema, daria exemplos diferentes, tipo Ingmar Bergman xD

      Excluir
  6. Não visito muitos blogs de livros e não vi esse tipo de coisa ainda. Aliás cheguei no seu blog através da página de um desafio de leitura e estou oferecendo um livro de um escritor africano no meu blog, se vc tiver interesse basta se manifestar no blog ou por email, um abraço.

    PS>: Desculpa a sinceridade, mas essa coisa de ter que verificar as palavras é uma tremenda chatice. Vc que sabe, mas será que precisa mesmo?

    ResponderExcluir
  7. Gente, que foto linda dessa gato pretooo!!!
    =)
    Então, tem muitos blogs bons com promoções, como tem muitos blogs ruins por aí.
    Acho que o problema não são as parcerias, é a pessoa ficar cega com elas. Não querem nem ler mais os livros, só ganhar e ganhar mais...
    Por isso eu tento fazer o meu blog algo bem pessoal, acho que é um diferencial bacana...
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho Joelma, pessoal acaba ganhando mais do que consegue ler, deve ser por isso que as resenhas ficam pobres... são 20 livros pra resenhar, aí não há nem força de vontade que dê conta xD
      É, meu blog eu faço meio que pra mim mesmo, pra deixar minhas impressões acerca do livro... Comentários são bem vindos, mas não é porque não comentam que tenho que ameaçar as pessoas (já vi casos assim, acredite xD)

      Excluir