sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

#Resenha: O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry


“All grown ups were children once”

Um piloto tem problemas no avião e cai no Deserto do Saaha, achando que está sozinho e vai morrer de sede. Mas, quando acorda, é surpreendido por um homenzinho loiro com um cachecol dourado, que é um pequeno príncipe de um pequeno planeta. O pequeno príncipe, quando faz uma pergunta, nunca a deixa morrer até ser respondida. Em contrapartida, ele não gosta de responder as perguntas do aviador, mas mesmo assim o pequeno príncipe acaba contando suas histórias e aprendizados.
Todos os adultos foram crianças uma vez, mas eles esquecem. Por isso, acabam esquecendo as coisas essenciais e simples da vida, e não conseguem enxergar nada além do que está em sua frente. Basicamente, os ensinamentos desse livro se resumem a isso, e é um excelente aprendizado para crianças e adultos.
O livro tem tantas simbologias e é tomado de uma poesia que encanta os olhos do leitor. Recomendo, muitíssimo, que leiam essa fábula que atravessa os anos e não perde seu valor. Esse foi o primeiro livro que li inteiro em inglês, e tem certas palavras que são difíceis para o meu nível de leitura, mas isso não desmerece em nada a obra, nem as minhas impressões acerca dela.
Saint-Exupéry mostra uma sutileza de sentimentos e considerações sobre o adulto, e sobre como eles não entendem nada, sendo trabalho das crianças tentar explicar as coisas. Além disso, podemos ver uma descrença do próprio autor com relação aos adultos, porque ele próprio era piloto da Força Aérea Francesa, tendo morrido no quase término da Segunda Guerra Mundial; ou seja, o piloto da história pode ser comparado ao autor e vice-versa. A morte Saint-Exupéry foi trágica, e nunca encontraram o corpo dele, mas isso não o define como autor, e sim essa obra magnífica, com ilustrações simples mas únicas. Lindo, simplesmente.



Quotes que merecem ser destacados:


(o essencial é invisível aos olhos)
(Os olhos são cegos. Você deve procurar com o coração)
(Tu és inteiramente responsável por aquilo que cativas)

Traduções literais, ao menos como eu sempre ouvi.

5 estrelas!



Esse é o quinto e último livro de fevereiro do Desafio Literário, e também mais um livro do projeto 501 grandes escritores

P.S: Pegadinha pra quem ainda não leu: o que é isso? Haha
Se souber responder, sua criança interna ainda não morreu :) 
E quem leu, não responda!

P.S 2: a editora Collector's library é toda linda! É um livro pequeno com bordas douradas, e tem uma capa vermelha de veludo. Como estava na promoção, comprei e adorei! recomendo!

2 comentários:

  1. Aquilo da foto me parece um chapeu de cowboy de areia ou um camelo atropelado -q

    ResponderExcluir