quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

#Resenha: Marina, de Carlos Ruiz Zafón



“Em maio de 1980, desapareci do mundo por uma semana. No espaço de sete dias e sete noites, ninguém soube do meu paradeiro (...)”

Editora Suma de Letras
Começando com uma premissa misteriosa, Carlos Ruiz Zafón nos apresenta ao universo de Óscar Drai, um menino de um internato que, nas horas vagas, escapa para dar caminhadas por Barcelona. Numa dessas caminhadas, Oscar encontra um casarão e um gato abocanhando um pardal. A partir daí, não há como contar mais nada sem comprometer a obra aos leitores que ainda não tiveram a oportunidade de ler.
like a boss haha!
Zafón conta a história de forma intrínseca. Ela vai se desenrolando de uma maneira única, e dificilmente o leitor vai conseguir largar o livro sem terminá-lo. Óscar, e principalmente Marina, são cativantes por si só, e a descrição de uma Barcelona aos olhos de Zafón são, inclusive, secundários, porém muito bem executados. Zafón não quer saber da Barcelona dos olhos do turista, e sim da Barcelona de seus olhos, que ele passa ao leitor com uma sensibilidade crua. Ademais, os personagens posteriores a que somos apresentados também são, detalhe por detalhe, imprescindíveis para a obra.
É difícil não imaginar cada cena descrita pelo escritor, e a cada linha, pude imaginar os traços de Marina, do Casarão, de Oscar e Gérman, e inclusive da Barcelona dos anos 70. Os detalhes são pontos fortíssimos construídos por Zafón, e isso me fez querer descobrir mais de sua obra. Apesar de uma história infanto-juvenil, Marina é um livro que pode ser livro por leitores de várias idades, e mesmo assim, cativar a todos. Foi uma leitura trnaquila e muito apreciada.

4 estrelas!
 

P.S: Como os personagens são muito detalhados, poderia até dar palpites de quem poderia fazer Marina no cinema e, arrisco dizer, ela ficaria perfeita pro papel!
Amy Adams, sua linda!

Esse é o quarto livro do Desafio Literário do Mês de Fevereiro :D Se quiser ler sobre Frankenstein, Werther e Lolita, clique!

P.S 2: fiquei tão feliz que uma das personagens ter o meu nome, apesar de ela ser uma bitch. Nunca tinha visto nenhuma Tatiana na literatura estrangeira haha.

4 comentários:

  1. Concordo com você em tudo bela resenha. O cenário que o Zafon cria é perfeito. Muito detalhista, e talvez por ele ter essa afinidade e olhar pessoal sobre Barcelona, fica fácil de sentir a cidade.
    Eu gostei muito...
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Karla!

      Verdade, o cenário é simplesmente incrível... Acho que a maioria gostou de ler Marina, só li um ou dois comentários ruins

      beijo!

      Excluir
  2. Olá, também li Marina para o DL esse mês, foi meu primeiro livro. Ainda estou correndo para tentar conseguir ler tudo o que eu havia planejado esse mês.
    O texto do cigarro lá no blog é meu sim! Estou na luta para deixar esse malvado de lado. Por enquanto, estou vencendo!! hehehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amy Adams é linda mesmo!
    É a terceira resenha positiva que leio de Marina, já estou me segurando pra não comprar!!
    E é tão legal encontrar personagens com nosso nome! Esses dias meu nome estava em uma tirinha do Coala, não sei se conhece(é um desenhista ótimo!), e fiquei até emocionada! rs
    =*

    ResponderExcluir