terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

#Resenha: Werther, de Goethe




Este é o primeiro livro que leio de Johann Wolfgang Von Goethe, e devo dizer, não me decepcionei. Por muitos momentos me identifiquei com Werther, e suas palavras ainda ecoam na minha mente. Acho que todos deveriam ler esse livro, que contém excelentes ensinamentos, além de uma leitura rápida e agradável.
O livro é todo contado pela visão de Werther, em cartas endereçadas ao seu amigo, Wilhelm. Werther conta cada minúcia de seus sentimentos e cada impressão que as pessoas e a natureza lhe proporcionam, e por muitas vezes pude imaginar o cenário que ele percebia. Assolado por uma paixão arrebatadora, também este amor pode ser percebido pelo leitor, tamanha é a grandiosidade com que é descrito. A dor do personagem pode ser percebida igualmente pelo leitor, que sofre, e descreve o sofrimento que o consome dia após dia. Ou seja: tudo, absolutamente tudo pode ser sentido, visto e observado pelos olhos de Werther. Senti-me como se fosse Wilhelm, e compartilhei cada carta como se fossem escritas para mim.
 É um livro curto, de 162 páginas, que é bonito, profundo e romântico, sendo o marco do romantismo do século XVIII e meio autobiográfico também, afora o final. Não estava preparada para uma leitura tão densa, mas depois que comecei a ler, foram raras as vezes que consegui parar. E, para ter uma noção do quão profundo é o livro, houve uma onda de suicídios depois que ele foi lançado.


Darei 5 estrelas, e votos de que leiam (mas não se suicidem!)


Curiosidade: Já tinha o livro em mãos e já estava pensando em lê-lo, mas Frankenstein estragou tudo! Esse é um dos dois livros que o monstro encontra em uma cesta, quando começa a aprender a se comunicar. Ele conta o final do livro, Danmit! Mesmo assim, foi uma ótima leitura.

P.S: a edição que tenho diz apenas "Werther", mas vi várias edições em que o nome é "Os sofrimentos do Jovem Werther". Acho que aqui no Brasil é mais comum esse título.


Esse é o segundo livro para odesafio literário do mês de fevereiro e meu segundo clássico!

8 comentários:

  1. Eu li Werther ano passado e amei demais! Quando vi num sebo comprei imediatamente, apesar de comprar apenas livros que não li. Não resisti, pensei: "tenho que ter guardado em casa!" *-*

    http://bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom né? Esse exemplar é emprestado ,mas acho que partilho da mesma opinião, vou ter que comprar haha

      Obrigada pela visita!!

      Excluir
  2. O títilo original seria Os Sofrimentos do Jovem Werther (Die Leiden des jungen Werthers), mas o título Werther é muito comum.

    Esse livro é genial mesmo, a ponto de lê-lo duas vezes no mesmo dia :P... Thomas Mann fez uma história baseada nesse livro que é muito interessante também (Lotte em Weimar ou Charlotte em Weimar).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, valeu pela informação Elaphar!

      Nossa, devorou o livro mesmo!! Vou procurar saber mais sobre esse livro do Thomas.

      Thanks pelo comentário ^^

      Excluir
  3. Eu tenho em casa otítulo original. Aprecio bastante livros densos. E meu espírito está pedindo algo assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bom de vez em quando, renova o espírito e ensina muito

      Excluir
  4. Sua resenha me deixou com mais vontade de ler o livro. Gosto dessas histórias introspectivas...que te fazem refletir sobre a vida.
    O bom é que tem edições antigas em sebos, então sai baratinho!
    Nem lembro que o monstro de Frankenstein contava o final, acho q é pq já li faz um tempo...

    =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e como é domínio público já, eles fazem mais barato ainda... Apesar de ter na internet, prefiro manusear o livro mesmo, acho que não é a mesma coisa em kindles ou ipads
      é, ele tem um trechinho, e me chamou a atenção porque eu já estava com o livro, senão nem daria bola, e possivelmente nem lembraria também hehe

      =*

      Excluir