segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

#Resenha: Cândido, ou o otimismo, de Voltaire


"tudo vai pelo melhor no melhor dos mundos possíveis"

Sempre tive certo preconceito com relação a Voltaire, pois achava que era uma leitura culta e de difícil compreensão. Depois que comecei a ler as primeiras páginas de Cândido, percebi que estava completamente enganada.
Em tons de sátira, Voltaire faz uma crítica ao otimismo de Leibniz, um filósofo da época que acreditava que estávamos no melhor dos mundos possíveis, e que tudo que acontecia era o melhor. Nesse livro, Cândido é criado em um castelo por Pangloss, filosófo que ensinou a ele tudo o que ele sabia. Depois de uma série de tragédias em sua vida, o desenrolar da história é feito de maneira sublime, carregado de sarcasmo e com um final sensacional. Cândido acabou sendo uma leitura bem interessante, e acho que, qualquer dia, merecerá uma releitura.
Claro que, no primeiro momento, o leitor sem uma leitura prévia do iluminismo e dessa crítica a Leibniz talvez ache o livro otimista demais e não enxergue a sátira por trás do texto; ressalto, entretanto, que depois de uma rápida pesquisa, achará o livro fantástico, como eu achei. Estou ansiosa para as próximas leituras desse escritor, haja vista que ele influenciou diversos autores em suas obras, como George Orwell em "1984" e Aldous Huxley em "Admirável Mundo Novo".

4 estrelas!

P.S: a versão da L&PM Pocket, desta vez, foi boa, sem nenhum erro nem nada grosseiro no texto.
P.S 2: existem várias versão de título, como Cândido apenas, ou Cândido o ingênuo, mas é tudo a mesma coisa. 

P.S 3: Existe, também, uma adaptação para o cinema, mas é nacional. O Título é "Candinho", é uma comédia de 1954. Medo!
 

Esse post faz parte do projeto 501 grandes escritores  :)

2 comentários:

  1. Estou com muita vontade de ler esse livro, Voltaire também nunca me interessou mas amo paródias! Cândido já está na lista de futuras leituras.
    E esse filme parece interessante, darei uma olhada nele também :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, recomendo!

      Quanto ao filme não sei dizer, não parece ser o tipo de filme que me agradaria hehe

      beijo!

      Excluir