quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

#Resenha – Frankenstein, de Mary Shelley




Há muito adiava a leitura desta que é uma das maiores obras românticas e aterrorizantes de todos os tempos. Concebida na intimidade de um concurso de histórias de terror realizado no castelo de Lord Byron, Mary Shelley teve quase como uma epifania e escreveu sobre Frankenstein.
Como muitos pensam, Frankenstein não é o monstro, e sim o cientista, Victor Frankenstein, que, no auge de seu entusiasmo com a ciência, dá vida à criatura disforme, enorme e repugnante, da qual ele mesmo foge de horror. Há de se considerar que a criatura a que foi dada à vida, por mais horrível que fosse, tentou se aproximar dos humanos e de sentimentos bons, e até de Victor, porém sem êxito, pois sua estatura de 2,40m combinada com seu aspecto grotesco e olhos amarelados fizeram todos odiá-lo, sem nem mesmo poder ouvir o que ele tinha a dizer.
Por vezes vemos uma descrença do próprio Victor com relação ao “demônio”, já que se refere várias vezes a ele como uma criatura eloqüente e persuasiva. O livro é uma narrativa dentro de outra, o que torna tudo mais interessante. Começamos com cartas do capitão Walton à sua irmã Margareth e, aos poucos, adentramos no mundo de Victor e da própria criatura que, em um certo capítulo, conta sua história ao seu criador.
Achei interessante o modo como o livro vai discorrendo, tudo no seu tempo certo, sem pressas. Mary Shelley é muito detalhista em seus cenários e nos sentimentos dos personagens. Mas o que ficou é que  Victor via o demônio criado por ele como um criminoso, um ser que não merecia o mínimo de consideração, sendo que em seu próprio egoísmo e glória, criou-o para revolucionar a ciência. Ele se condena pelas atrocidades que o demônio realiza, e diz, ele próprio, ser o responsável por tudo isso, inclusive pro sua destruição e pela nuvem de desespero que se apossa dele, mas não confia na criatura e em seus apelos mais humanos.
É um livro intenso e tem certas cenas previsíveis, mas não tira o mérito dessa obra, a qual faz jus a todos os elogios que recebe.

4 estrelas.

 

P.S: A versão da L&PM Pocket é cheia de erros! Sério, achei horrível isso, erros de concordância, nexo em frases. Mas, no mais, foi tranqüilo de ler, e recomendo, mas não dessa editora.

P.S 2: Em 1931 surgiu o primeiro filme de Frankenstein, que está na minha lista dos filmes para ver antes de morrer. Ele é o número 56 da lista, antecedido por drácula.


Essa é a primeira resenha de fevereiro, do desafio literário. Nesse mês, o desafio são livros com nomes próprios (:

25 comentários:

  1. Todo mundo já ouviu falar de Frankenstein, mas é verdade que nem todos conhecem MESMO a obra.

    Confesso que nunca me interessei muito, mas talvez um dia leia. O filme eu também não vi, provavelmente tentarei ler o livro antes de assistir XD

    Abraço :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia!

      Eu era uma dessas que ouvia falar mas não sabia mesmo do que se tratava. mas vale a pena a leitura, dá pra fazer em um, 2 dias, sem problemas.

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Eu também nunca me animei a ler, mas parece completamente diferente da estória que eu tinha na cabeça.
    Acho que vou colocar nas minhas leituras futuras! Bjs!

    http://cafetpm.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Karla, eu também não tinha me animado, mas quando comecei a ler e vi que era diferente do que eu tinha em mente, a leitura foi rapidinha!

      Excluir
  3. Ai, tinha escolhido outros livros para o desfio de fevereiro, mas depois da sua resenha, vou ler esse!^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudei nessa escolhe hehe! Boa leitura!

      Excluir
    2. Mione, deixei um selinho pra você lá no DevaneiosNoFirmamento.blogspot.com
      Pega lá! ^_~

      Excluir
    3. Valeu Maylee! *-* Fiquei toda boba, nunca recebi selinhos haha! Obrigada!

      Excluir
  4. Mesma escolha! Ainda não comecei o meu, mas estou pronta para essa leitura.

    ResponderExcluir
  5. Poxa que massa!! Resenha muito boa! Tá na minha lista para ler, assim que fizer coloco aqui um feedback rápido. Mas tenha certeza que agora to mais entusiasmado para ler essa obra. heheheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Que bom que minha resenha te entusiasmou mais hehehe
      Boas leituras e obrigada pelo comentário :)

      Excluir
    2. Olá Mione!!!

      Passando para dar o feedback do livro. Que massa!!! Realmente o livro é excelente. E foi ótimo conhecer a verdadeira história.

      Um abraço,

      Excluir
  6. Interessante sua resenha, ele também esta na minha lista do DL, depois da sua resenha fiquei até animada de lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Natalie! Na realidade não consegui fazer lista a tempo, mas estou pegando coisas da minha estante hehehe.
      Espero que goste do livro. Beijo!

      Excluir
  7. A edição que tenho desse livro é composta por este, Drácula e o Médico e o Monstro. Na introdução, por Stephen King, está escrito que esta história era originalmente um conto, mas que, incentivada pelo marido em uma viagem de verão, resolveu transformar o conto em um romance. Eu gosto muito da história, mas acho que às vezes fica lento e prolixo... Talvez fosse melhor mesmo na forma original. Mas, de qualquer forma, é um clássico, uma história linda e turbulenta. Valeu a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho essa edição Cacá, mas tem mais contos de fantasmas e outro que não me recordo agora... É aquele ali de cima, não? ou tem outra capa?

      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  8. Às vezes me envergonho da quantidade de clássicos clássicos que tenho em casa na prateleira mas nunca me dignei a ler. Frankstein é um. A versão que tenho é da L&M, também. É um saquinho quando temos que nos deparar com erros de edição durante uma leitura, né? Os livros de edição bilíngue da Landmark também são cheios de erros. Mas que bom que mesmo assim a leitura valeu a pena. Adorei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Larissa! Também tenho vários clássicos que só tirei da prateleira por causa do desafio!

      E sim, é um saco ver erros nos livros, dá um desânimo quando são muitos.

      Beijos!

      Excluir
  9. Oi Mione! Não tenho este livro, mas gostaria de lê-lo. Gostei da resenha, me animou! Me inscrevi no DL também, mas só agora; ainda tenho que colocar a leitura de janeiro em dia... Se não fosse por isso e pelo carnaval o leria também! Estou seguindo seu blog, se puder passe pelo meu, ele foi criado não faz nem um mês, adoraria que você o seguisse e comentasse se quiser (entrepalcoselivros.blogspot.com)! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro quando a minha resenha anima as pessoas a ler o livro, isso é muito gratificante!

      Vai firme Ju, tu consegue, ainda bem que tu pegou em fevereiro, ainda dá tempo de correr atrás.

      Estou seguindo e comentei, beijos!

      Excluir
  10. Tenho muita vontade de ler esse livro desde as aulas de romance gótico no ensino médio (onde eu era sempre a unica a prestar atenção), mas eu tenho uma vergonhosa preguiça para ler clássicos...tentarei dar uma chance ainda esse ano mesmo, e valeu pela "não-dica" da editora L&PM! Ela é muito boa, pena que lança tantas obras com desleixos na tradução e na revisão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tinha Lizzie, mas sabe, percebi que tava perdendo muita coisa boa, aí me forcei a ler Frankenstein e não me arrependi. Depois que começa a ler um clássico, dificilmente tu para de ler.

      É, a L&PM é muito boa, tem preços bem acessíveis, e seria ótima em todos os sentidos se corrigisse esses erros.

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  11. O contexto que cerca a feitura do livro já me incentivou a lê-lo. ;)

    ResponderExcluir
  12. Também achava que Frankenstein era o monstro, antes de ler o livro, que amei, por sinal!
    Eu li da Editora Martim Claret e gostei da tradução e edição.
    Em pensar que a Mary era Só a esposa de um poeta famoso na época, e hoje ninguém lembra mais dele...

    =*

    ResponderExcluir